sexta-feira, 18 de julho de 2014

Matéria, memória, ruína: Exposição na Galeria da Ponte (NAVI - UFSC)



A convite do NAVI – UFSC (Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC), foi proposto o trabalho Matéria, memória, ruína
Este consiste na apresentação de três banners que criam uma narrativa sobre as ruínas urbanas na região sul do Rio Grande do Sul, pesquisa esta desenvolvida por Beatriz Rodrigues desde 2004, iniciada na sua graduação de História na FURG (Universidade Federal do Rio Grande)*. 

Os banners foram expostos aos visitantes da Galeria da Ponte do NAVI, um espaço cultural localizado no primeiro andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da universidade, destinado a exposições documentaristas e etnográficas. A exposição esteve em cartaz do dia 11 de junho até 11 de julho.

São dois blocos de imagem e um bloco de texto. Nestes, a tentativa de reunir diferentes imagens e intercessores conceituais que mapeiem o que foi a pesquisa durantes estes 10 anos, quais olhares já se fizeram presentes, quais perspectivas, quais possibilidades a seguir. No texto, é perpassada a noção de pesquisa cartográfica em conjunto com a pesquisa etnográfica, demonstrando que as imagens são mais que um registro, uma produção cartográfica sobre a cidade. 

São apresentadas imagens dos primeiros momentos da pesquisa, de 2004, quando justamente se deu o encontro com a fotografia, através da prática da fotografia analógica em P&B e color, até fotografias mais atuais, feitas em processo inteiramente digital, ou em analógico utilizando filmes cromo 135mm.

Mais informações sobre o trabalho em:



Fotografia: Leticia Mokva 
(clique para melhor visualização)


 Série de fotografias em P&B 135mm
(clique para melhor visualização)





Matéria, memória, ruína - seção textual
(clique para melhor visualização)



 Série fotografias coloridas
(clique para melhor visualização)



* Como resultado, o TCC em Bacharelado em História (Furg, 2007), de título “Faço um filme da cidade sob a lente do meu olho: ensaios sobre fotografia, paisagem urbana e ruínas” está hoje disponível para leitura no Centro de Documentação Histórica da FURG, e também digitalmente, no site Academia.Edu, através do seguinte link: 
https://www.academia.edu/8851519/Faco_um_filme_da_cidade_sob_a_lente_do_meu_olho_ensaios_sobre_Fotografia_Paisagem_Urbana_e_Ruinas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário